20 e 21 setembro, Lisboa e Nova Iorque: Mobilizações e ações pelo clima num fim-de-semana histórico à escala mundial

acoes climaNo próximo fim-de-semana de 20 e 21 de setembro, sábado e domingo, decorrerão em todo o mundo inúmeras ações integradas num fim-de-semana de mobilização pelo clima à escala planetária. O motivo deste alerta global sobre o clima é ser uma chamada de atenção para os cidadãos de todo o mundo e um apelo aos Chefes de Estado e de Governo que participarão na Cimeira especial sobre o Clima a 23 de setembro, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Espera-se que esta reunião seja um importante passo para o ambicionado Acordo de Paris – o acordo global para travar as alterações climáticas a assinar em Dezembro de 2015. É fundamental que o mundo mude de caminho para manter o objetivo, ainda ao alcance, de evitar as consequências catastróficas das alterações climáticas.

Este conjunto de eventos de mobilização pretende alertar os governos e a população em geral para a necessidade de todos agirmos no sentido de se encontrar uma solução para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, causadoras do aquecimento global e das alterações climáticas.

 

 



Em Lisboa e noutros locais de Portugal

Sábado, 20 de setembro, 14h, Terreiro do Paço

A Quercus associa-se à Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FCPUB) que realiza dia 20 de setembro, sábado, pelas 14h no Terreiro do Paço, um percurso até Belém de ida e volta, “Lisboa Ciclável”, já com centenas de participantes inscritos, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 de setembro. Esta é uma forma de sensibilização e alerta para a necessidade de recorrermos cada vez mais a uma mobilidade baseada nos modos suaves, com benefícios para o ambiente e para o clima. Os transportes, em particular o transporte rodoviário, são em Portugal o principal sector responsável com mais de um quarto das emissões de gases com efeito de estufa, para além de outros poluentes. As inscrições para participação no percurso são gratuitas e podem ser efetuadas através do link http://www.fpcub.pt/2014/08/lisboa-ciclavel-3.

Domingo, 21 de setembro, 16h, Rossio

No Dia Global de Ação pelo Clima, 21 de Setembro, a Quercus associa-se à mobilização da Avaaz em Lisboa. De bicicleta, a pé ou de patins, com a família ou amigos, o objetivo é reunir o máximo de pessoas possível. Haverá música, cartazes, pinturas faciais e ainda um painel gigante para pintar 'in loco'. A concentração está marcada para as 16 horas, na Praça do Rossio, em Lisboa. A criatividade de todos os participantes neste evento será fotografada, filmada e enviada para Nova Iorque, como testemunho comum dessa participação.

Link Evento oficial no Facebook: https://www.facebook.com/events/514161385381869

Outras iniciativas

Todas as iniciativas que estão a ser organizadas um pouco por todo o mundo podem ser conhecidas no site criado para o efeito: http://peoplesclimate.org/

Em Nova Iorque

Domingo, 21 de setembro, 11.30h (hora local); 16.30h (hora portuguesa)

A Quercus, através de Francisco Ferreira e Rita Antunes, vai estar presente na Marcha pelo Clima a realizar em Nova Iorque, dia 21 de setembro, domingo, Dia Global de Ação pelo Clima, com início pelas 11.30h (hora local), 16h30 (em Lisboa).

Mais informações sobre esta marcha podem ser encontradas em: http://peoplesclimate.org/


A Quercus vai acompanhar da Cimeira e o desenvolvimento dos trabalhos até à COP de Paris através do blog: http://climaticas.blogs.sapo.pt/



Lisboa, 16 de setembro de 2014

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb