UNICRE subscreve compromisso voluntário de redução com a Quercus

A UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., é a primeira empresa portuguesa de capitais privados a subscrever um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica com a Quercus, para os próximos cinco anos. A Quercus efectuou a primeira fase de avaliação da pegada ecológica e a UNICRE compromete-se a implementar um plano de redução que visa a melhoria contínua, nomeadamente através da promoção da eficiência dos recursos, das energias renováveis e do investimento em “capital natural”, apoiando a restauração de habitats no rio Alcabrichel.

 

O Compromisso UNICRE

 

A UNICRE, reconhecendo que pode afectar, de forma positiva ou negativa, os bens comuns, assume voluntariamente o compromisso de redução do seu impacte ambiental e o dever de cuidar da atmosfera, da hidrosfera e da biodiversidade. Neste sentido, a empresa, com o apoio da Quercus, realizou o diagnóstico da sua pegada ecológica, de caracterização dos seus impactes ambientais, e está a elaborar um plano de redução que apostará na resolução ou mitigação dos impactes ambientais detectados e caracterizados no diagnóstico efectuado. A Quercus irá ministrar acções de sensibilização e formação aos colaboradores da UNICRE com vista à implementação do programa e acompanhará a execução do plano de redução. A componente de reposição ou contra-pegada prevê investimentos em conservação e recuperação de ecossistemas, que serão implementados no rio Alcabrichel, numa lógica de compensação em metros quadrados ou hectares. No último trimestre do próximo ano serão apresentados os primeiros resultados desta parceria.

 

Salvar a Boga do Oeste no rio Alcabrichel

 

As acções de contra-pegada iniciar-se-ão no dia da assinatura do compromisso - um grupo de voluntários da Empresa participará durante a manhã na acção de corte canas - e incidirão na reabilitação de troços do rio Alcabrichel, com vista a criar condições para o repovoamento da Boga do Oeste (Achondrostoma occidentale), espécie endémica de Portugal, que se encontra criticamente em perigo de extinção. A Boga do Oeste só existe em dois rios da Estremadura – Alcabrichel e Sizandro (extinguiu-se no Safarujo em 2005) – sujeitos a formas extremas de poluição por esgotos urbanos, poluentes de origem agrícola, descargas de instalações pecuárias e à degradação da vegetação natural das suas margens. O projecto pretende colaborar com os proprietários, com vista à realização de acções de remoção de infestantes, nomeadamente a cana (Arundo donax), e reutilização da mesma para estabilização de taludes, estabilização das margens e instalação de vegetação, diversificação do leito e construção de fundões que conservem água no Verão e leitos de cascalho adequados à desova e possível instalação de deflectores e refúgios. Serão também inventariados os focos de poluição, procurando sensibilizar as comunidades locais e os agentes económicos com impacte nos cursos de água para a necessidade de se adoptarem comportamentos mais correctos para com o ambiente.

 

De salientar que os rios e as zonas húmidas encontram-se entre os ecossistemas mais valiosos do planeta e prestam cerca de 10% do valor total dos serviços ecológicos essenciais à vida na Terra, como o sequestro de CO2, a conservação de biodiversidade, a regulação do ciclo da água, a retenção do solo, a formação do solo, o tratamento de resíduos e efluentes, a preservação de recursos genéticos, a regulação do ciclo de nutrientes e a recreação.

 

A Quercus, através da subscrição de compromissos semelhantes, agora celebrado com a UNICRE, pretende que os serviços prestados pelos ecossistemas e toda a actividade que realize a manutenção e restauração dos mesmos se traduzam num activo económico contabilizável, criando uma nova fórmula de medir o desenvolvimento económico e o seu impacte ambiental, aplicável a cidadãos, empresas e países, que não confunda depreciação da biosfera com desenvolvimento.

 

 

Lisboa, 7 de Novembro de 2009

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

 

A UNICRE é a maior empresa portuguesa especializada na gestão e emissão de cartões de pagamento e, enquanto instituição financeira de crédito, apresenta outras competências, nomeadamente no crédito ao consumo.

 

Emite o Cartão Unibanco há 35 anos e, através da Redunicre (Acquiring), possibilita aos estabelecimentos comerciais a aceitação de pagamentos com cartões nacionais e estrangeiros das principais marcas internacionais: Visa, MasterCard, Visa Electron, Maestro, Visa Pay, Diners e JCB.

 

Presta ainda outros serviços técnicos especializados a instituições financeiras e afins, no âmbito das respectivas operações de cartões de pagamento.

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb