Carro movido a óleo vegetal chega hoje a Lisboa após atravessar a Europa

Chega hoje a Lisboa um veículo movido exclusivamente a óleo vegetal (óleo de fritar usado) que partiu da Escócia tendo atravessado o Reino Unido, a França, a Espanha e agora Portugal.

 

Esta acção insere-se num projecto demonstrativo da possibilidade de utilizar óleos vegetais substituindo o gasóleo em motores diesel, sendo para o efeito apenas necessário proceder a algumas alterações nos veículos a diesel.

 

A experiência tem decorrido com sucesso e está a ser desenvolvida por uma empresa escocesa, sendo o veículo conduzido pelo senhor Antony Barretty que ao longo da viagem vai recolhendo óleo em restaurantes e procede à sua filtração para posterior utilização como combustível.

 

Este processo já é conhecido desde o tempo em que Rudolf Diesel inventou o motor do mesmo nome, só que devido ao baixo custo do petróleo a utilização de óleos vegetais como combustível para automóveis nunca foi muito desenvolvida.

 

Com o problema das alterações climáticas e com o aumento dos custos do petróleo, a utilização directa de óleos vegetais em motores a diesel ganha agora um novo fôlego, dado o seu melhor desempenho ambiental em termos de emissões de gases de efeito de estufa e devido ao seu menor preço.

 

Lisboa, 4 de Maio de 2006

 

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

 

Contactos: Antony Barretty: 00447709358768 (www.marcharsoft.co.uk / rmp / freefuel)

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb