No Dia Mundial do Ambiente, Encerramento da EcoTour 2006 – Novas energias em movimento

Acções de sensibilização sobre conservação de energia, energias renováveis e mobilidade sustentável

Como podemos poupar energia em nossas casas?

Como nos podemos deslocar causando menores impactes no ambiente?

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza numa iniciativa conjunta com a Toyota percorreu entre 22 de Abril (Dia Mundial da Terra) e 5 de Junho de 2006 (Dia Mundial do Ambiente) as 18 capitais de distrito de Portugal Continental, deslocando-se num veículo híbrido, com um motor a gasolina e outro eléctrico, que proporcionam um baixo consumo de combustível e emissões.

O ECOTOUR TOYOTA QUERCUS 2006 – NOVAS ENERGIAS EM MOVIMENTO é uma inovadora campanha de sensibilização ambiental, onde uma equipa composta por dois elementos terá como missão desenvolver diversas sessões de esclarecimento e sensibilização ambiental sobre os temas da poupança de energia, energias renováveis e mobilidade sustentável.

No encerramento da campanha – próxima segunda-feira, dia 5 de Junho –, a ECOTOUR estará em Lisboa, na Escola Secundária do Restelo.

Tiveram lugar sessões junto da comunidade escolar (particularmente dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: 7º ao 9º ano), e também sessões abertas ao público em geral, que tiveram lugar em Auditórios Municipais, Bibliotecas ou Juntas de Freguesia, de acordo com o programado para capital de distrito.

No balanço da campanha foram cerca de 2000 entre jovens e menos jovens os que assistiram às sessões, de Bragança a Faro. Muitos deles ouviram falar pela primeira vez de onde vinha a energia que consumimos em nossas casas e nos nossos carros. Ouviram falar sobre outras formas de mobilidade e novas tecnologias (híbrido e hidrogénio) que daqui a uns anos espera-se que sejam uma realidade nos nossos veículos.

A Quercus considera este tipo de parecerias muito importante, no âmbito da responsabilidade social e ambiental das empresas, mas também enquadrado num novo paradigma de desenvolvimento, onde o estabelecimento de acções conjuntas entre a sociedade civil e outros agentes da sociedade, tendo em vista o tão desejado desenvolvimento sustentável.

Lisboa, 2 de Junho de 2006

A Direcção Nacional da