• Núcleo Regional do Litoral Alentejano

Conheça as actividades do Núcleo Regional do Litoral Alentejano da Quercus.

• Núcleo Regional do Litoral Alentejano

Conheça as actividades do Núcleo Regional do Litoral Alentejano da Quercus.

UMA LUZ BRILHOU NESTE ARROJAMENTO

Uma luz brilhou para este golfinho em 4 de Julho de 2008, com esforço desenvolvido por muita gente anonima e voluntários de diversas entidades.

Golfinho1

Na tarde de sexta-feira,  4 de Julho, foi dado o alerta por jovens a Sul da Praia do Carvalhal (Grândola) de que um golfinho se encontrava em dificuldade na  zona de rebentação.

Deu-se inicio a uma acção complexa tendente   à recuperação para o mar do simpático animal.

Efectuaram-se vários contactos entre diversas Instituições.

Quando o sol se preparava para desaparecer, avistou-se a embarcação da Marinha.

Em terra tentou-se   contactar via rádio, sem sucesso, com os agentes da Polícia Marítima.

Golfinho2

Golfinho3

De imediato, o nadador salvador da Praia do Carvalhal, o vigilante da Natureza da CCDRA, o responsável pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagem de Santo André da QUERCUS e alguns populares, procederam aos trabalhos de acondicionamento e preparação para transportar, em cima de uma prancha do Instituto de Socorros a Náufragos, o “Delphinus delphis” até à referida embarcação.

Golfinho4

Golfinho5

Conseguiu-se passar a forte ondulação que se fazia sentir. Encostados à embarcação da Marinha logrou-se com, algum “engenho” e esforço, içar a prancha com o Golfinho (cerca de 100 quilos) para dentro da embarcação, que o transportou para águas profundas, onde foi finalmente libertado e acompanhado, durante o início da sua nova etapa de vida.

Golfinho6

O responsável pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André, que desenvolveu parte da acção, e o Núcleo Regional do Litoral Alentejano da QUERCUS agradecem a ajuda prestada pelas entidades oficiais, pela Associação Abrigo e pelos muitos anónimos que contribuíram para a acção de salvamento do jovem golfinho que se arrojou às praias do Litoral Alentejano.

Golfinho7

AO GOLFINHO... MUITOS ANOS DE VIDA!!!