• Núcleo Regional do Litoral Alentejano

Conheça as actividades do Núcleo Regional do Litoral Alentejano da Quercus.

• Núcleo Regional do Litoral Alentejano

Conheça as actividades do Núcleo Regional do Litoral Alentejano da Quercus.

O Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André

Em cumprimento de uma deliberação da Direcção Nacional da QUERCUS, o Núcleo Regional do Litoral Alentejano (NRLA) procedeu, em 31 de Janeiro, à entrega – na sede da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS) área protegida sob a tutela do Instituto da Conservação da Natureza (I.C.N.) – de quatro animais irrecuperáveis tratados no CRASSA.

Como foi oportunamente divulgado, face à denúncia por parte do I.C.N. do Protocolo que mantinha com a Quercus para gestão do CRASSA, ao que acresce o facto do seu incumprimento por este organismo público, no decurso de 2006, que resulta na não satisfação do devido financiamento, o NRLA decidiu não receber animais entregues pelo ICN, GNR e PM, à excepção das espécies especialmente protegidas, sem prejuízo de reivindicar junto do ICN a quantia em dívida, ou de tentar recebê-la por outras vias.

O CRASSA continuará, porém, a sua actividade e a receber animais entregues pela população – privilegiando, assim, aspectos pedagógicos – e pelas Entidades com quem mantém protocolos, libertando os animais recuperados e entregando os irrecuperáveis ao I.C.N. /RNLSAS).

Com isto se pretende significar que enquanto o I.C.N. não proporcionar o indispensável apoio financeiro, seja directamente seja por via do instituto do mecenato, O NRLA apenas funcionará de acordo com as suas possibilidades financeiras e em rigoroso cumprimento dos compromissos assumidos com as Entidades com quem mantém protocolos de cooperação.

Porque os animais feridos, pilhados ou debilitados são os últimos culpados de uma situação que apenas a Administração Central criou, a Quercus/Litoral Alentejano, através do seu voluntariado, continuará a fazer o que puder e souber pela conservação da natureza e pelo bem-estar dos animais selvagens prestando, também nesta matéria, o seu serviço público.

31/Jan.º/2007

A Direcção da Quercus do Litoral Alentejano